HISTÓRIA DA ACLUPA

O Automóvel Clube de Panambi (ACLUPA) foi fundado no dia 01 de Outubro de 1973 nas dependências do Grêmio Desportivo de Panambi e é a entidade máxima desse esporte em Panambi, sendo o 3° clube mais antigo do estado e estando entre os 10 mais antigos do Brasil. Atualmente é presidida pelo empresário Raúl Gaertner.

Sua primeira diretoria foi assim constituída:

Conselho Deliberativo
- Carmo Christamann (Presidente)
- Oscar Rahmeier (Vice-Presidente)
- Edson Hergemöller
- Antônio Van Ass
- Mário Gressler
- Lauro Moesch
- Jorge Macena
- Luiz Schneider
- Noredim da Silva Sobrinho (Suplente)
- Edson Vargas (Suplente)

Diretoria Executiva
- Werner Dallmeier (Presidente)
- Mário Horst (Vice-Presidente)
- Reneu Hartemink (1º Secretário)
- Edson Hergemöller (2º Secretário)
- Arno Feldmann (1º Tesoureiro)
- Mário Gressler (2º Tesoureiro)
- Lauro Moesch (Comissão Técnica)
- Alfredo Kepler (Comissão Técnica)
- Arno Winter (Conselho Fiscal)
- Lauro Surkamp (Conselho Fiscal)
- Assis Santos (Conselho Fiscal)


O objetivo deste clube desde a sua fundação foi organizar e participar de provas de Rally de Regularidade, que é uma competição automobilística realizada em estradas, pavimentadas ou não, que podem estar fechadas ou abertas ao trânsito normal porém sem o conhecimento prévio do roteiro. O rally é disputado sempre em duplas, cabendo ao piloto a correta condução do veículo e ao navegador orientar o piloto sobre o trajeto além de administrar a evolução da competição.

A ACLUPA está entre os clubes com o maior número de participantes em um campeonato municipal, sendo um dos maiores campeonatos nacionais, o que com certeza demonstra o permanente crescimento do esporte.
Iniciativas para apoiar e desenvolver o esporte vem sendo permanentemente criadas e o número de adeptos a cada dia vem aumentando